quinta-feira, 6 de junho de 2013

Pessoal boa tarde!

Acabei de participar de uma palestra super enriquecedora que ocorreu no centro Universitário Senac, Santo Amaro. Na verdade é uma sequência de palestras que está acontecendo durante toda essa semana, "SEMANA SENAC DE SUSTENTABILIDADE",  mas com a correria do dia a dia só consegui me programar para hoje e que bom que consegui justo hoje, porque o palestrante foi nada mais nada menos que o Professor Economista Ladislau Dowbor, agora pensem num cara "fera"... então ele foi o "Sr. Myagui" desse cara. Rsrsrs.

Quem quiser e tiver curiosidade, podem acessar o link e obter maiores informações (na verdade deveríamos ter a  obrigação de entrar no site e ver como ele conduz assuntos de extrema importância mundial).
 
http://dowbor.org/ladislau-dowbor/

Mas o que eu quero realmente dizer é que em apenas 1 horas ele conseguiu explicitar, explanar, explicar e fazer com que todos entendêssemos de fato o verdadeiro valor de sua palestra, cujo o título ECONOMIA VERDE, aborda temas tão reais e catastróficos sobre o rumo do nosso humilde  Planeta TERRA.

Apresentou de forma bastante clara a consequência sofrida pelo planeta, desde a Revolução Industrial 1750 até a data de hoje e podemos considerar que todos, absolutamente todos os recursos naturais estão em fase de extinção.

Conseguimos em apenas 250 anos corromper com nosso Ecossistema em pró a uma evolução. Evolução?! Estamos  mais para uma [in]volução proprieamente dita.

Somos 7 bilhões de seres humanos, crescemos de forma exponencial (apenar do índice de natalidade regredido ultimamente em alguns países), mas mesmo assim, consumimos e somos consumidos por toda uma Governança Mundial obsoleta.

Foram vários cases abordados, porém a "historinha" que mais me chocou foi a dos pobres tubarõezinhos que somente no ano passado no JAPÃO fora cerca 72 milhões de bichinhos içados cruelmente, cortada suas duas barbatanas e depois agonizando jogados novamente ao mar para sucumbir com asfixia no fundo do oceano, só para satisfazer gostos diferentes....

Gente, "PELAMORDEDEUS" não estou aqui para criticar gostos orientais em relação ao consumo de sopa de tartaruga ou de barabatana, mas não só os Tubarões  que sofrem, morrem e estão cada dia sendo eliminados de forma desenfreada e cruel.

Toda a Flora, Fauna, (incluindo nossa "intelecta" raça humana) Céu, Mar, e Terra em fase iminente de "PT" - Perda Total, mas  ainda bem que existe o hoje para tomarmos consiência definitiva dessa situação vergonhosa,  medidas preventivas e ações regulamentadoras. Ainda bem que há gente boa tentando de todas as formas, participar, promover e agir efetivamente, fazendo um simples reúso de água, de material, de insumos sólidos muitas vezes considerados "LIXO" tornarem -se obras de arte, ou até mesmo grandes pessoas e corporações extremamente preocupadas e envolvidas com todas as fases de uma Economia realmente necessariamente, impreterivelmente sustentável em todos os sentidos permitidos ....  e ainda bem que ainda há o amanhã!

Karina Bruno

Nenhum comentário: