terça-feira, 25 de junho de 2013

Movimento de Ecopedagogia na Escola


Crédito: Google Imagens
 


O movimento de ecopedagogia, denominado por Francisco Gutiérrez, surgiu nos anos 90 com o objetivo de reorientar educadores e comunidades do Brasil e de outros países para o reconhecimento de atitudes, que priorizam os princípios de sustentabilidade, respeitando a preservação do meio ambiente.
 

Neste sentido, direciona-se a educação ecopedagógica ao cidadão para a compreensão dos malefícios do capitalismo como o consumo irracional dos recursos naturais como água, petróleo, areia e outros para a produção de produtos e bens no geral, e ainda, as conseqüências para o planeta Terra (desmatamento de áreas verdes, disposição incorretos de lixos, falta de saneamento básico e outros) tornando-se desafio constante no enfrentamento desses problemas que ocorrem nas cidades brasileiras.


O movimento e sua base educativa auxiliam na mobilização de pessoas que reconheçam a natureza como sendo local digno, justo e democrático e articulam-se também para a socialização das contribuições socioculturais a serem compartilhadas por meio de ações individuais e coletivas. Por isso, o debate ambientalista inseri a responsabilidade da comunidade escolar de poder valorizar, discutir, implementar e divulgar trabalhos, atividades e projetos que respeitam as várias dimensões da vida: histórica, cultural, social, política, econômica e religioso.


Com as reflexões dos fundamentos da ecopedagogia, e se os governantes atuarem junto ao sistema educacional, cidadãos no geral e profissionais diversos trabalharíamos com mais vigor e organização para implementar e divulgar a educação socioambiental nos currículos dos Cursos de Pedagogia, dos currículos do ensino infantil e fundamental, e nos espaços de convivência humana no geral.



Exemplifico ações políticas-educativas que são de fato aconselhadas por especialistas da área ambiental, as quais são desenvolvidas como campanhas educativas:


*Fazer a coleta seletiva do lixo;

*Implementar uma horta escolar;

*Reflorestar áreas verdes;

*Divulgar conhecimentos por meio de panfletos, placas e recursos audiovisuais que facilitam o reconhecimento da problemática ambiental;

*Trabalhar a arte teatral, musical e artesanal e várias outras.



 Saiba mais sobre a vida, a obra e o legado do educador na versão virtual do Centro de Referência Paulo Freire : http://www.paulofreire.org/Crpf

Fonte:http://eieosasco.net/pt/palestrantes/

E para saber mais, acesse O Instituto Paulo Freire e responsáveis pelos projetos desenvolvidos:http://www.paulofreire.org/Capa

Documento utilizado para abordar o movimento de Ecopedagogia/aconselhado pelo movimento ecopedagógico:http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html

Outros estudiosos do Instituto Paulo Freire fazem parte do Movimento de Ecopedagogia dentro e fora do Brasil.


JMA-Jornal Meio Ambiente por Luciana Ribeiro











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