Movimento de Ecopedagogia na Escola
Crédito: Google Imagens
O movimento de ecopedagogia, denominado por Francisco Gutiérrez, surgiu nos anos 90 com o objetivo de reorientar educadores e comunidades do Brasil e de outros paÃses para o reconhecimento de atitudes, que priorizam os princÃpios de sustentabilidade, respeitando a preservação do meio ambiente.
Neste sentido, direciona-se a educação ecopedagógica ao cidadão para a compreensão dos malefÃcios do capitalismo como o consumo irracional dos recursos naturais como água, petróleo, areia e outros para a produção de produtos e bens no geral, e ainda, as conseqüências para o planeta Terra (desmatamento de áreas verdes, disposição incorretos de lixos, falta de saneamento básico e outros) tornando-se desafio constante no enfrentamento desses problemas que ocorrem nas cidades brasileiras.
O movimento e sua base educativa auxiliam na mobilização de pessoas que reconheçam a natureza como sendo local digno, justo e democrático e articulam-se também para a socialização das contribuições socioculturais a serem compartilhadas por meio de ações individuais e coletivas. Por isso, o debate ambientalista inseri a responsabilidade da comunidade escolar de poder valorizar, discutir, implementar e divulgar trabalhos, atividades e projetos que respeitam as várias dimensões da vida: histórica, cultural, social, polÃtica, econômica e religioso.
Com as reflexões dos fundamentos da ecopedagogia, e se os governantes atuarem junto ao sistema educacional, cidadãos no geral e profissionais diversos trabalharÃamos com mais vigor e organização para implementar e divulgar a educação socioambiental nos currÃculos dos Cursos de Pedagogia, dos currÃculos do ensino infantil e fundamental, e nos espaços de convivência humana no geral.
Exemplifico ações polÃticas-educativas que são de fato aconselhadas por especialistas da área ambiental, as quais são desenvolvidas como campanhas educativas:
*Fazer a coleta seletiva do lixo;
*Implementar uma horta escolar;
*Reflorestar áreas verdes;
*Divulgar conhecimentos por meio de panfletos, placas e recursos audiovisuais que facilitam o reconhecimento da problemática ambiental;
*Trabalhar a arte teatral, musical e artesanal e várias outras.
Saiba mais sobre a vida, a obra e o legado do educador na versão virtual do Centro de Referência Paulo Freire : http://www.paulofreire.org/Crpf
Fonte:http://eieosasco.net/pt/palestrantes/
E para saber mais, acesse O Instituto Paulo Freire e responsáveis pelos projetos desenvolvidos:http://www.paulofreire.org/Capa
Documento utilizado para abordar o movimento de Ecopedagogia/aconselhado pelo movimento ecopedagógico:http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html
Outros estudiosos do Instituto Paulo Freire fazem parte do Movimento de Ecopedagogia dentro e fora do Brasil.
JMA-Jornal Meio Ambiente por Luciana Ribeiro
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