terça-feira, 25 de junho de 2013

Os Quatro "Rs" e a Política Nacional de Resíduos Sólidos





Lixo no PacaembuCada vez mais se destaca a importância de atitudes pessoais e coletivas que valorizem uma cultura de respeito à natureza e preservação dos recursos naturais. Neste sentido, atitudes cotidianas das famílias, cidadãos, escolas, empresas e instituições públicas que considerem os quatro “Rs” são muito importantes: reduzir, racionalizar, reutilizar e reciclar, são os princípios norteadores de muitas ações concretas que podem ser realizadas em todas as ocasiões do dia-a-dia.

redução e racionalização do consumo de produtos e embalagens descartáveis devem ser consideradas pelos consumidores, bem como o impacto ambiental causado pela produção, transporte e armazenamento dos produtos ou serviços adquiridos. 


É importante também a reutilização e adaptação sempre que possível para outros usos ou funções, evitando-se o desperdício, inclusive após a reutilização, não descartando de modo inadequado os resíduos no meio ambiente. O consumo responsável é antes, durante e depois.


reciclagem é o mais aceito e praticado dos quatro “Rs”, no entanto isolada não é suficiente para garantir a sustentabilidade: deve-se considerar que os desequilíbrios ambientais e os resíduos inadequados são provenientes principalmente dos processos de extração/beneficiamento primário e descarga de rejeitos. São estas duas pontas que justificam os quatro “Rs” como ações eficientes de preservação ambiental.  Para um desenvolvimento sustentável, é preciso que a sociedade monitore e identifique os ciclos dos materiais e as etapas dos processos, controlando os desperdícios e a disposição dos resíduos.



Lei 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e estabelece a responsabilidade compartilhada entre fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores, a logística reversa de embalagens, produtos usados ou obsoletos e incentiva a formação de cooperativas de trabalhadores em reciclagem, certamente é um importante instrumento para que os cidadãos possam cobrar dos poderes públicos e das empresas ações concretas para que os resíduos sólidos tenham um destino adequado, evitando-se o desperdício dos recursos naturais e preservando-se a qualidade de vida atual e das gerações posteriores.

c_80_80_16777215_00_images_stories_Articulistas_Antonio_Silvio_Hendges_Antonio_Silvio_Hendges.jpegAntonio Silvio Hendges

Professor de Biologia
Agente Educacional no Rio Grande do Sul
Articulista da Revista ecoLÓGICA
Email: as.hendges@gmail.comO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Foto do artigo: Cátia Toffoletto, publicada no Flickr por Milton Jung CBNSP
Escrito por Antonio Silvio Hendges em . Categoria Sustentabilidade
Fonte: Revista Ecológica

Nenhum comentário: