quinta-feira, 25 de julho de 2013

Das fundações de uma casa do século XIX, emerge algo totalmente novo
A nova casa, no meio oeste americano, esbanja luz com seus espaços abertos

Sobre as fundações de uma casa do século XIX, uma habitação moderna e com muita luz
(crédito: Divulgação)

Quando decidiram mudar-se da arena política que é Washington, D.C., Sherry e Ed Hall voltaram seu olhar para o meio-oeste. O casal comprou uma casa à beira do lago construída na década de 1880, em um antigo porto em Duluth, Minnesota.
A casa necessitava de uma ampla reforma: para refazer sua estrutura, maximizar a exposição à luz natural e às vistas do lago, além de incorporar barreiras flexíveis entre o lado de dentro e o de fora. Atraídos pelo escritório de seu vizinho David Salmela, que havia construído quatro pacotes modernistas que se espalham pela beira, o casal pediu ao arquiteto que re-imaginasse sua casa.
Construir sobre as rochas seria insustentável
Uma vez que construir sobre as rochas seria invasivo e não-sustentável, o escritório decidiu aproveitar elementos já existentes, como as fundações, paredes externas e escadas (pintadas de branco por Salmela) na nova estrutura térrea de 225 m². Os arquitetos também fizeram uma adição, que abriga uma área de estar reconstruída, em cima de colunas de alvenaria. A casa toda é revestida com painéis da Richlite, o que colabora com sua atmosfera descontraída.
Resolvendo o problema da falta de iluminação natural da estrutura original, o escritório procurou criar múltiplos pontos de acesso para a área externa. Claraboias Velux, por exemplo, vazam o telhado plano, aumentando a incidência de luz natural. No piso principal, amplos painéis de vidros eficientes da H Window proporcionam estonteantes vistas do Lago Superior, e portas de vidro abrem para deques de cedro, incluindo uma área de jantar com vista para o lago.
O porão, previamente sem uso, foi isolado e serve como um amplo espaço de armazenamento, além de possuir uma abertura que revela a pedra original do local.
Sem mudar a paisagem natural ou a planta original, Salmela Architect construiu outra casa modernista nas beiras do Lago Superior.
 As fachadas envidraçadas oferecem privilegiadas vistas do lago
Amplos e iluminados espaços convidam à convivência



Nenhum comentário: