segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Bom dia gente do BEM!!!


Lã fabricada com garrafas pet que garante silêncio nos ambientes é destaque da 16ª Construsul




A exposição a altos níveis de ruídos pode provocar danos àsaúde física e mental. Trabalhar, dormir ou estudar são atividades do cotidiano prejudicadas pelo barulho inconveniente. Recém-publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em 19 de julho, a NBR 15575 se preocupa em regulamentar o isolamento acústico de paredes e esquadrias. A 16ª Construsul apresenta uma série de soluções adequada às novas exigências. A que chama muita atenção dos visitantes é a inovadora “lã de pet”, fabricada pelo Grupo Fiuza.
Fabricado, conforme o nome sugere, de garrafas de plástico recicladas, o material se adapta ao revestimento de paredes, tetos e pisos. Com desempenho certificado pela Universidade Federal de Santa Maria, a primeira faculdade de Engenharia Acústica do Brasil, a lã também possui propriedades de isolamento térmico e consegue acabar até com o barulho da água pelos canos, quando aplicada em tubulações hidráulicas.
- Também dispensam o uso de equipamentos de proteção durante a aplicação, ao contrário das tradicionais lãs de rocha e de vidro, que solicitam vestimentas apropriadas para instalação. A lã de pet também não prolifera fungos e bactérias, pois é proveniente de material sintético, além de ser embalada a vácuo, aumentando a mobilidade do produto. O material também não prolifera chamas, o que garante segurança em caso de incêndios – garante o diretor do Grupo Fiuza, Alex Fiuza.
Para as esquadrias, o destaque é a Weiku, empresa alemã que fabrica janelas em PVC desde 1998 em mercado nacional. Para chamar a atenção dos visitantes, a empresa instalou um equipamento de autofalantes potente, dentro de um ambiente com uma esquadria com isolamento acústico. O resultado é impressionante: a música, que parece distante, assusta os desavisados quando a janela é aberta. As esquadrias podem alcançar isolamentos de até 36 decibéis. Porém, é necessário tomar cuidados específicos na hora da instalação.
- A questão acústica é um conjunto. Não adianta só colocar um vidro, de qualquer jeito, se o pacote não está completo. Deve ser feita a medição de decibéis do ambiente por um especialista, para então realizar a fabricação e instalação do produto. Se uma fresta fica exposta, se perde de três a cinco decibéis em uma esquadria – garante o gerente de marketing da Weiku, Michael Lochner.
Estas e outras novidades estão presentes na 16ª edição da Feira Internacional da Construção – Construsul. O evento espera ao menos 76 mil visitantes até o dia 3 de agosto, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. Informações adicionais podem ser obtidas pelo site www.feiraconstrusul.com.br.

Nenhum comentário: